islamismo
ENSINO RELIGIOSO
TEMA: ISLAMISMO
2ºANO
DATA: 07/08/2013
SANTIAGO-RS
Introdução
Este trabalho tem por objetivo descrever a religião islâmica. Ao decorrer do assunto será apresentado com maiores detalhes sua definição, fundador, ritos, crenças, localização e celebrações.
ONDE E QUANDO SURGIU O ISLAMISMO?
O islamismo surgiu no século VI na Arábia, região do Oriente Médio que era habitada na época por cerca de 5 milhões de pessoas. Eram grupos tanto sedentários como nômades, organizados em tribos e clãs. A palavra árabe íslam significa “submissão a Deus”. Os seguidores dessa religião são chamados de muçulmanos (palavra que vem do árabe muslim e significa “aquele que se entrega de corpo e alma a Deus”).
QUEM FOI SEU FUNDADOR?
O islamismo foi fundado pelo profeta Maomé (570 a 632 a.D.), no ano 622 a.D., em Latribe, atual Medina, Arábia Saudita. Maomé nasceu em Meca, na atual Arábia Saudita, provavelmente no ano 570 a.D., e foi filho de um pobre mercador . Seus pais morreram pouco depois do seu nascimento, tendo sido educado por seu avô e, mais tarde, por seu tio. Foi em sua juventude, pastor e guia de caravanas de comerciantes. Casou-se com uma rica viúva bem mais velha que ele – quando tinha 25 anos. Estabeleceu-se em Meca e tornou-se um próspero mercador, iniciando uma vida contemplativa. Quinze anos depois, na caverna do monte Hira, ao norte de Meca, Maomé declarou ter recebido uma revelação de Alá, na qual teria sido ordenado que pregasse uma nova religião em todo o mundo.
PRINCIPAIS CRENÇAS:
O Islamismo possui seis crenças básicas que todos os seus adeptos devem seguir:
1ª: trata da existência de um único Deus todo poderoso, que no caso é Alá;
2ª: presença dos anjos que foram enviados por Alá para que todo o seu conhecimento fosse transmitido para Maomé;
3ª: crença absoluta em todos os Livros Sagrados do Islamismo, Evangelhos, Salmos e