islamismo - resumo e atualidade
O Islã no Brasil conta com aproximadamente 40.000 seguidores, dos quais a maioria são descendentes de emigrantes sírios e libaneses que se fixaram no Brasil no século XIX.
Allah é a palavra árabe para Deus, este tem seus ensinamentos contidos no Alcorão. O Islamismo não possui uma autoridade oficial e é aberto a todos, independentemente de raça, idade, gênero, ou crenças prévias. É fundamental acreditar na doutrina central, ato formalizado pela recitação da chahada (enunciado de crença do Islamismo), sem o qual uma pessoa não pode ser considerada um muçulmano. No Islamismo existem cinco deveres básicos de cada muçulmano:
A recitação e aceitação do credo (Chahada)
Orar cinco vezes ao longo do dia
Pagar anualmente uma certa quantia, será distribuída para pobres
Realizar jejum no Ramadã (o nono mês do calendário islâmico) como forma de purificação e empatia por aqueles que passam fome ou outras necessidades.
Fazer a peregrinação à cidade de Meca Estes deveres são complementos das 6 principais crenças pregadas pelo islamismo, que são:
Alá como o único Deus existente
A crença nos Anjos, seres criados por Alá.
Fé nos Livros Sagrados
A crença em vários profetas enviados à humanidade, sendo Maomé o último.
A crença no dia do Julgamento Final
A crença na predestinação
Conflitos atuais envolvendo o islamismo
O Estado Islâmico (EI) é uma organização terrorista que declarou, em 30 de junho deste ano, o controle de um território estratégico entre a Síria e o Iraque. Seus membros estabeleceram, ali, um