Isaac newton
Biografia
No dia 25 de dezembro de 1642, nasceu numa pequena aldeia da Inglaterra o homem responsável por mudar a física. Isaac Newton, com dois anos de idade foi morar com sua avó. Era um aluno médio na escola, mas desde cedo percebia interesse por atividades manuais. Estudou latim, grego e a Bíblia.
Uma pessoa de personalidade fechada e de temperamento difícil: assim era Isaac Newton, que, apesar de viver em uma época em que a tradição dizia que os homens cuidariam dos negócios de toda a família, nunca demonstrou habilidade ou interesse para esses tipos de trabalho. Por outro lado, pensa-se que ele passava horas e horas sozinhas, observando as coisas e construindo objetos. Parece que o único romance que ele teve na vida tenha ocorrido com a senhorita de nome Anne Storer, apesar de não ter fatos que comprove isso.
Com 18 anos é aceito na Universidade de Cambridge. Passou quatro anos em Cambridge e recebeu seu grau de Bacharel em Artes, em 1665. Ficou amigo do Professore Isaac Barrow, que o estimulou a desenvolver suas facilidades para matemáticas.
Isaac Newton voltou para casa de sua mãe e durante uma epidemia de peste bubônica, e nesse tempo desenvolveu as leis básicas da Mecânica, estudou os corpos celestiais, descobriu a lei fundamental da gravitação, inventou os métodos de cálculo diferencial e integral, e estabeleceu os alicerces de suas grandes descobertas ópticas. Passou o resto da vida científica ampliando essas descobertas. Em 1667, volta para a universidade, torna-se professor de Matemática, sucedendo o professor Isaac Barrow.
Dedicou-se a pesquisar os raios luminosos. Chegou a conclusão que a luz é o resultado do veloz movimento de uma infinidade de minúsculas partículas emitidas por um corpo luminoso. Ao mesmo tempo descobriu que a luz branca resulta da mistura das sete cores básicas. Inventou um novo sistema matemático de cálculo infinitesimal, aperfeiçoou a fabricação de espelhos e lentes, fabricou o primeiro telescópio