Apresentação
Um fenômeno planetário, que envolve com partida, trânsito ou chegada todos os países do
Mundo. Em nível global, 214 milhões de pessoas vivem fora do próprio país de origem. Entre elas, estão incluídos 15,2 milhões de refugiados e 983.000 requerimento de asilo. A migração é feita de muitos números e estatísticas que crescem sempre mais, principalmente, é feita de rostos, histórias, esperanças e de muitos ´´ Porquês?``, que remetem aos dramas atuais da humanidade. Na era da globalização, a economia visa cada vez mais a transpor as fronteiras de cada
País : as forças econômicas, livres de qualquer vínculo aplicado pelas políticas dos estados nacionais,
Agem autonomamente. A atual ordem econômica global não deixa vislumbrar um futuro de maior justiça, democracia e distribuição dos bens. Ao passo que se difunde no mundo inteiro uma única cultura niveladora, que se alimentam dos fundamentalismos religiosos e do retorno fanático sobre as próprias raízes étnicas.
Migração internacional.
A migração internacional promove uma série de problemas socioeconômicos. Em face
Das medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos no interior de restringir a entrada de imigrantes, o tráfico destes tem se intensificado bastante. No entanto, esses mesmos países adotam ações seletivas, permitindo a entrada de profissionais qualificados e provocados a fuga de cérebros dos países em desenvolvimento, ou seja, pessoas com aptidões técnicas e dotadas de conhecimentos são bem-vindas.
Outra consequência é o fortalecimento da discriminação atribuída aos imigrantes internacionais, processo denominado ´´ xenofobia ``.