isaac newton
Vejamos quais são os processos que constituem o ciclo do oxigênio:
Fotossíntese
É o processo mais importante para a preservação do oxigênio na atmosfera. Através dela, ocorre a reposição deste elemento, que é retirado periodicamente pelas plantas por meio de sua respiração. A fotossíntese transforma os compostos químicos do dióxido de carbono juntamente com água, em oxigênio e açúcar.
Decomposição
Ocorre quando os animais e bactérias de nosso ecossistema respiram oxigênio e liberam de volta ao ar dióxido de carbono.
biosfera e litosfera
O oxigênio também desempenha seu ciclo entre a biosfera e a litosfera. Os seres marinhos encontrados na biosfera originam conchas de carbono de cálcio, que apresentam abundância em oxigênio. Depois da morte destes organismos, a concha alojada nas camadas do mar, com o passar do tempo vai se enterrando, criando assim rochas na litosfera. Após este processo, as plantas e os animais consomem nutrientes minerais destas rochas, liberando oxigênio novamente para a nossa atmosfera.
Fósforo
Nos oceanos, o fósforo auxilia na regulação da quantidade de oxigênio. Quando é dissolvido nas águas, ele torna-se um importante nutriente que colabora com a fotossíntese ocorrida nos oceanos. É por meio deste processo, que aproximadamente 45% do oxigênio, encontra-se livre na atmosfera, atuando em todos os ciclos realizados quimicamente.
Aplicações técnicas
Além de contribuir grandemente com o meio ambiente através de seus ciclos, o oxigênio também é