Irregularidade longitudinal
CAMPUS CUIABÁ – CEL. OCTAYDE JORGE DA SILVA.
DEPARTAMENTO DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Irregularidade Longitudinal
Alunas: Solange Cristina Profº Silvana Marchezine Mayara Canapé Suzane Reis Iully Hanna
Cuiabá, Março 2013
Irregularidade Longitudinal
A irregularidade longitudinal é o conjunto de desvios da superfície viária em relação a um plano de referência que afetam a qualidade do rolamento, a dinâmica dos veículos e a ação dinâmica das cargas sobre a via. Esta é a grandeza física que melhor se relaciona com a qualidade do rolamento. Para que seja medida a irregularidade longitudinal há uma ferramenta para controle que se chamada IRI international roughness index (índice de irregularidade internacional), que é um índice estatístico, expresso em m/km, que quantifica os desvios da superfície do pavimento em relação à de projeto.
Essas irregularidades são medidas ao longo de uma linha imaginaria, por equipamentos que podem ser ou não de contato, por medidas topográficas e por equipamentos de respostas que fornecem um somatório de desvios do eixo de um veículo em relação à suspensão.
Os equipamentos são divididos da seguinte forma:
* De avaliação direta com equipamentos classe I e II. * De avaliação indireta equipamentos de classe II do tipo resposta
O levantamento topográfico do perfil longitudinal feito por nível e mira (DNER-ES 173/86) e um equipamento classe I onde o levantamento e feito nas trilhas de roda externa e interna a cada 0,50m, geralmente. Por ser um processo lento e trabalhoso ele aplicado para calibração de outros instrumentos de medida de irregularidade de maior rendimento.
O dipstick e outro equipamento de classe I, que