Irradiação ionizante
2-Como a radiação ionizante tem o poder de interagir com a matéria por onde passa, pode ser utilizada em diversas áreas. Na medicina nuclear é utilizada através de tratamentos terapêuticos, como a radioterapia e na esterilização de materiais cirúrgicos, eliminando bactérias por meio de radiação.
3-Em exames diagnósticos como o Raio X. Na agricultura onde algumas técnicas conseguem obter novas variedades de plantas, através da irradiação de semente de plantas e também na eliminação de insetos. Na indústria do petróleo usando a radiografia e a gamagrafia para detectar descontinuidade em chapas e tubulações. Na geração de energia, através de reatores nucleares.
4-Ela é utilizada também na conservação de alimentos. A irradiação de alimentos é o tratamento dos mesmos com radiação ionizante. O processo consiste em submete-los, já embalados ou a granel, a uma quantidade minuciosamente controlada dessa radiação, por um tempo prefixado e objetivos bem determinados. Esse processo tem como finalidade o combate a ação maléfica de microrganismos e em alguns casos retardar o amadurecimento de alguns vegetais.
5-A irradiação é uma técnica eficiente na conservação de alimentos pois reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos como brotamento, maturação e envelhecimento. Além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, (como por exemplo a salmonela, que muito ameaça à saúde do consumidor) sem causar qualquer prejuízo ao alimento, tornando-os também mais seguros ao consumidor.
6-Para assegurar a eficácia da irradiação, os alimentos devem ser