TIPOS DE INSTRUMENTOS
Instrumentos de ferro móvel são indicados para medidas, tanto de tensão quanto corrente, e em corrente contínua ou alternada. Sendo a bobina percorrida por uma corrente, forma-se um campo magnético; Havendo dentro desse campo uma peça de ferro móvel esta se deslocará para a região de maior concentração de linhas de força. Independente do sentido da corrente haverá sempre a mesma polarização.
Instrumentos de Bobina-móvel
No interior do campo de um imã permanente, é montada uma bobina móvel (giratória); A bobina gira quando é alimentada por uma corrente; provocando um conjugado de oposição ao deslocamento da bobina. A rotação da bobina acarreta a deflexão do ponteiro que é proporcional à corrente. Quando ocorre inversão no sentido de circulação da corrente ocorre inversão da rotação da bobina (ponteiro)
Instrumento Eletrodinâmico
Consiste de uma bobina fixa e uma móvel; Perante a passagem de corrente, as bobinas apresentarão mesma polaridade; e o ponteiro sobre uma deflexão por repulsão. Em uma inversão do sentido da corrente, as bobinas invertem suas polaridades O sistema de medição eletrodinâmico é usado principalmente em Wattímetros. Como P=U.I, a bobina fixa é dimensionada como a bobina da corrente, e a móvel é a da tensão. Em corrente alternada, é indicada somente a potência útil, pois só esta parte realiza trabalho.
Instrumentos de Indução É um corpo de ferro que possui 2 pares de bobinas opostas entre si. Em uma delas, existe uma indutância. Disto resulta um deslocamento de fase entre os pares de bobinas, formando assim um campo girante. Um tambor de alumínio giratório fica sob o efeito indutivo deste campo. As correntes induzidas neste tambor desenvolvem um conjugado. As correntes induzidas no tambor desenvolvem um conjugado deflexão do ponteiro. O amortecimento é feito por um imã ferradura. O instrumento de indução, que também é chamado de instrumento de campo girante, ou instrumento de Ferraris, só pode ser usado em