: Margem de erro de diferentes tipos de instrumentos de medição
Resumo
Neste trabalho os alunos do primeiro período de engenharia elétrica realizaram medidas que mostram que diferentes equipamentos com diferentes precisões apresentam resultados distintos , serão apresentadas as precisões de cada instrumento e seu percentuais de erro , afim de comparar a diferença entre cada instrumento.
Introdução Do ponto de vista da teoria dos erros costuma-se idealizar que toda grandeza física possui um valor definido, ou exato. Quando se repete varias vezes a mesma medição, a maioria das vezes os resultados não coincidem. Os novos valores de grandeza podem diferir muito pouco do valor inicial, mas dificilmente conseguem-se valores idênticos. Sabe-se que durante varias realizações de medidas não é possível chegar à uma medida exata de algum objeto e sim a valores aproximados deste mesmo objeto .Através da teoria dos erros podem conter vários tipos de erros básicos : Erro grosseiro(Erro humano) , erro de cópia(erro de leitura) , erro de paralaxe(erro de calculo) , erro sistemático(erro de equipamento).A quantidade de medidas deve ser tanto maior quanto a precisão que o objeto exige para se ter um valor mais próximo da medida real do objeto.
Materiais e Métodos
Utilizou-se para o experimento os seguintes materiais, trena (Marca: vonder , 0,1cm), paquímetro(Marca:Marberg 0,05 mm) , micrometro(Marberg 0,01 mm) e uma peça retangular de madeira.
Cada aluno realizou quatro medidas com cada instrumento na mesma peça e na mesma face, através dos dados obtidos foi montado uma tabela com os valores de desvio, média e desvio médio .
Resultados e Discussão
X:medidas encontradas
: Media Aritmética das medidas d=Desvio :media aritmetica do desvio.
Tabela 1-medidas realizadas com trena , fundo de escala 0,1 cm