Medidas e precisão instrumentos de precisão e medição
Introdução
Desde os tempos antigos, verificou-se a necessidade de obter determinadas medidas que possibilitariam a execução de determinados trabalhos. Como exemplo podemos citar um carpinteiro, ele deveria medir as dimensões de uma tábua a ser cortada. Ao analisarmos nosso dia a dia podemos notar como vivemos cercados de elementos que podem ser medidos, as dimensões de um terreno, a altura de uma pessoa, a espessura de uma chapa de aço entre outras coisas.
Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, tornou-se cada vez mais freqüente a necessidade de obter medidas cada vez mais precisas. Para isso foram desenvolvidos instrumentos cada vez mais sofisticados, acompanhados de alta tecnologia e consequentemente de elevados custos.
Para esta atividade serão utilizados régua, paquímetro e micrômetro. Sendo a régua um instrumento de uso mais rotineiro e encontrado em diversos lugares, como por exemplo escolas. O paquímetro e o micrômetro são instrumentos que apresentam maior precisão, porém são encontrados em poucos ambientes, como por exemplo oficinas de usinagem.
Régua
A régua é um instrumento utilizado para medida de distâncias pequenas e desenho de retas. É composta basicamente por uma escala, geralmente centimétrica e milimétrica, marcada em uma lâmina de madeira, plástico ou metal. Não exige cuidados rigorosos para manuseio. Não é um instrumento de alta precisão.
Paquímetro
O paquímetro é um instrumento usado para medir dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça, sendo assim é utilizado na atividade prática nas oficinas. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. São construídos de aço inoxidável temperado e sua escala é graduada em milímetros e polegadas, assim como demonstrado na figura abaixo:
1.Orelha fixa
2.Orelha móvel
3.Nônio ou Vernier (polegada)
4.Parafuso de trava
5.Cursor
6.Escala fixa de polegadas
7.Bico fixo
8.Encosto