Irlanda
GRUPO G5
1 - Perfil do pais
Desde que passou a integrar a União Européia, em 1973, a República da Irlanda vem registrando acelerado crescimento econômico.
Em menos de três décadas, o então pobre país agrícola se transformou num dos principais centros de produção de softwares do planeta. Como resultado, ganhou até um novo apelido: "Tigre Céltico".
Apesar da rápida urbanização e modernização da sociedade, questões como aborto, divórcio e contracepção ainda são bastante controversas na Irlanda, país de forte tradição católica.
Como a Constituição nacional proíbe o aborto, todo ano cerca de 6 mil irlandesas viajam à Grã-Bretanha para interromper a gravidez.
A Irlanda retirou de sua constituição a reivindicação de soberania sobre a Irlanda do Norte como parte de acordo de paz para colocar um fim à violência na província britânica.
Os conflitos são resultado da disputa entre nacionalistas católicos, que defendem a unificação com a República da Irlanda, e unionistas protestantes, que querem que a província continue britânica.
Por séculos, jovens irlandeses imigraram para a Grã-Bretanha, para outros países europeus e para os Estados Unidos em busca de emprego. Agora, a tendência começa a se reverter.
O país vem recebendo muitos imigrantes atraídos pelo crescimento econômico e oportunidades de emprego. Ainda assim, alguns setores da economia sofrem de falta de mão-de-obra. Ao que tudo indica, a onda de crescimento vai continuar.
A Irlanda é um país europeu localizado a noroeste do continente. O seu território não está fisicamente ligado à Europa, tendo em vista que ocupa uma grande ilha situada a oeste do Reino Unido. O território irlandês abrange uma área de 70 284 km², onde vivem cerca de 4,5 milhões de habitantes.
O país atualmente ocupa um lugar de destaque no quesito socioeconômico, pois possui a quinta melhor renda per capita do mundo e o quinto melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do planeta, apresentando uma elevada