Irlanda
Trabalho Elaborado: João José, nº10 José Luís, nº13 Luís Afonso, nº16 Tomás Gomes, nº23
Turma: 10º 31
Prof. de economia: Rui Baptista
Introdução
Foi nos proposto pelo professor de Economia, Rui Alberto Batista, fazer um trabalho de análise à estrutura económica de um país à escolha. Devido aos fenómenos económicos em que a Irlanda esteve envolvida, decidimos elaborar este trabalho sendo a Irlanda um país que conseguiu sair do resgate económico antes do tempo previsto.
A economia da República da Irlanda é pequena, moderna e dependente do comércio.
A agricultura, em tempos o setor mais importante, tem agora muito pouca importância quando comparada com a indústria, que é responsável por 38% do PIB, cerca de 80% das exportações e que emprega 28% da força de trabalho. Embora as exportações se mantenham como o principal motor para o grande crescimento da economia irlandesa, esta também tem beneficiado de um aumento nos gastos dos consumidores e de uma recuperação no investimento na construção e nos negócios.
Ao longo da última década, o governo irlandês tem implementado uma série de programas económicos nacionais destinados a controlar a inflação, diminuir os impostos, reduzir a percentagem que o investimento público tem no PIB, aumentar a qualificação da mão-de-obra e promover o investimento estrangeiro.
O país é o 29º no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.
Estrutura de Consumo
De 2000 até meados de 2004, houve um crescimento no total de consumo de bens e serviços, de 51.000 para 66.000, o que