IRF640
Eletrônica Geral
Circuito integrado 555 e suas aplicações
Introdução
Um circuito integrado popular é o versátil 555. Introduzido pela em 1973 pela Signetcs, este circuito integrado tem aplicações que variam de equipamentos domésticos a circuitos de sincronização de precisão.
A popularidade do CI 555 deve-se ao controle de sua largura de pulso e ao reduzido número reduzido de componentes externos para uma infinidade de aplicações. Nesta aula trataremos dos multivibradores:
Monoestável ⇒ Num circuito monoestável, a saída produz um pulso quando se aplica um sinal na entrada no pino 2 “Trigger”, assim a saída só é estável num estado.
Astável ⇒ A saída não permanecerá em nenhum dos dois estados possíveis, logo produz um trem de pulsos ou “clock” com dois níveis de saída distintos, com uma determinada frequência.
Biestável ⇒ Num circuito Biestável, a saída fica estável num dos dois estados possíveis. A mudança de estado ocorre quando se aplica um sinal na entrada de “Trigger” pino 2 ou “Reset” pino 4 .
Circuitos com 555 – Autor: Clodoaldo Silva - Revisão: 27Nov2012
1
www.clubedaeletonica.com.br
Eletrônica Geral
Encapsulamento:
A versão mais comum é o encapsulamento numa caixa DIL 8. O circuito integrado
556 é um duplo 555 e é encapsulado numa caixa DIL 14.
Tensão de alimentação de 4,5 a 16 V
Corrente de Saída 200mA
Estrutura interna
Um divisor de tensão construído a partir de três resistores iguais e em série divide uma tensão de alimentação em três partes iguais. Um terço da tensão de alimentação permanece sobre cada resistor. Dois comparadores de alto ganho controlam um flip flop que habilita-desabilita.
Funcionamento
Enquanto a entrada "Limiar" (Threshold) (pino 6) estiver num nível inferior a 2/3 de Vcc, a saída do comparador permanecerá no nível baixo. Quando esta tensão for superada, a saída do comparador passará para nível alto, impondo na saída do Flip-Flop o nível alto. O