Espanta bichos
Existem animais que são nocivos ao ambiente e que podem perceber sons muito acima do limite auditivo humano, já ficou comprovado cientificamente que o homem pode ouvir frequências de aproximadamente 18 kHz.
Com base nesse conhecimento, podemos criar um circuito eletrônico para gerar sons acima de 18 kHz com a finalidade de perturbar animais ou insetos que são sensíveis as frequências acima de 18 kHz, como sabemos que os humanos nem percebem que ela existe, nem vão notar.
Já existem à venda aparelhos com a mesma finalidade, com resultados que dependem apenas da sensibilidade dos animais ou insetos que devem ser espantados.
Alguns animais ou insetos podem ouvir ultra-sons, que são vibrações sonoras acima do limite alcançado pelos ouvidos humanos.
Em boa parte dos casos, os animais usam sinais dessas freqüências para se comunicar, mas em outros eles podem ser perturbados se as frequências no ambiente forem de intensidade muito grande.
Os humanos podem ouvir até aproximadamente 18 Khz, os roedores podem ouvir até aproximadamente 50 kHz, os golfinhos também podem ouvir até aproximadamente 50 kHz.
Os roedores e alguns outros animais que podem ouvir essas vibrações se sentem perturbados se no ambiente em que eles se encontrarem, for colocado um oscilador potente que gere ultra-sons, é o mesmo que os humanos que se sentem perturbados com som alto, apitos, ou outros tipos de sons.
Por isso existem empresas vendem espanta-ratos, espanta-morcegos e outros animais que podem atacar reservas de alimentos ou animais, e esses aparelhos são apenas potentes geradores de ultra-sons.
Se você é daqueles que gosta de fazer experiências com ultra-sons, encontrou um circuito que pode ser de muita utilidade e que também é muito simples e barato para montar.
O circuito é um oscilador que tem como base o conhecido circuito integrado 555, onde o capacitor C1 determina a freqüência central da faixa de oscilações, e tem a freqüência