Educação para a acidadania
Na sociedade contemporânea o que comanda a vida de cada indivíduo é o poder, o capital e o progresso, que têm por base as relações, processos e estruturas de natureza económica, política, social e cultural e que se impõem sobre nós.
A nossa sociedade é cada vez mais palco de grandes acontecimentos, transformações e crises resultantes da acção do próprio homem.
Desde as primeiras conquistas, outras se sucederam, capacitando o homem ao uso de renovados mecanismos de adaptação que permitiram a sua sobrevivência. Resultado dessas conquistas são os avanços da medicina e aprimoramento das condições de vida que promoveram o prolongamento da nossa expectativa de vida, o avanço dos transportes, o avanço dos meios de comunicação e difusão da informação, transformações que influenciam de forma determinante a vida de cada indivíduo. Contudo não resolvemos a situação básica que é de garantir que todos os seres humanos tenham acesso a cuidados de saúde, a alimentação, a trabalho, entre outros.
E se por um lado enalteço as conquistas, por outro não posso deixar de mencionar as grandes problemáticas e preoucupações da actualidade, como o são, a violência, a guerra, os preconceitos da mais variada ordem, a intolerância. A actual crise é exemplo disso reflectindo a falta de emprego e muitas vezes de todo e qualquer meio de subsistência, o cada vez mais dificil acesso a cuidados de saúde,a desagregação familiar, factores que conduzem a um crescente aumento da pobreza e a uma elevada instabilidade social, e que são na minha opinião ( embora possa parecer contraditória