trabalho
- Em 3 béquers , foi marcado Cl , Br , e solução problema c .
- No primeiro béquer foi adquirido 5 ml da solução problema teste A e 3 ml de AgNo3 , que após virou "papelzinhos" amaçados .
- No 2 béquer foi adiquirido 5 ml da solução problema B e 0,5 de HNO3 e com um conta gotas de KMnO4 que ficou da cor laranja .
- No 3 béquer , nós tivemos que ir na capela , para resolver o teste C , no béquer adiquiria uma colherzinha de amônia e com um conta gotas , colocamos algumas gotas de ácido sulfúrico , que ficou da cor laranja ao marrom . Conclusão
Uma reação química não é um fenômeno instantâneo. As transformações moleculares ocorrem a uma velocidade que depende da natureza das moléculas e das condições de temperatura e pressão. Em certas transformações, a reação é muito rápida; em outras, é lenta ou pouco pronunciada. Em muitos casos é possível alterar essa velocidade adicionando-se uma substância que não sofre modificação química durante a reação.
A catálise, fenômeno físico-químico, resulta da utilização de certas substâncias ou elementos denominados catalisadores que, presentes numa reação, são capazes de modificar sua velocidade. O mecanismo da catálise elucida algumas propriedades do catalisador. Para haver reação entre duas moléculas, é necessário que o sistema supere um valor crítico da chamada energia de ativação. Esse valor mínimo funciona como uma barreira de energia que controla a ocorrência da reação. Quanto mais alta for essa barreira, mais difícil e lenta será a reação; quanto mais baixa a barreira, mais fácil e rápida