Irene lisboa
Irene do Céu Vieira Lisboa nasceu no Casal a Murzinheira, Arruda dos Vinhos, a 25 de Dezembro de 1892 e faleceu em Lisboa aos 66 anos de idade.
Frequentou o Liceu Maria Pia e ingressou na Escola Normal Primária para o sexo feminino em 1911. Em Julho de 1914, Irene Lisboa concluiu o curso de professora do ensino primário. Exerce a profissão não capital até 1920 quando, juntamente com a amiga e colega Ilda Moreira, é convidada para reger classes e ensino infantil na Escola da Tapada da Ajuda. As suas classes infantis são visitadas por estudantes e professores da Escola Normal, passando a servir como centros de estágio de que Irene era orientadora.
Escola da Tapada a Ajuda
Segundo Irene Lisboa “toda a educação tem a sua adaptação natural naquilo que se aprendeu no berço..”
Em 1926, Irene Lisboa e Ilda Moreira publicam na Revista Escolar o interessante trabalho intitulado “Vida Escolar de crianças de cinco anos e meio a sete”. Este trabalho encontra-se relacionado com o ensino infantil no qual as autoras escrevem, objectivamente as experiências e vivências pedagógicas realizadas nas secções infantis da Escola da Tapada da Ajuda.
Genebra
No ano lectivo de 1929-1930 viaja para Genebra, através de uma bolsa de estudo concedida pela Junta Nacional de Educação, para se especializar no ensino infantil no Instituto Jean Jacques Rousseau e na Maison des Petits. Através dos relatórios do estágio podemos saber que a Maison des Petits teve origem no Montessorismo, pratica uma educação sensorial e procura os meios fáceis, preparando a criança para aprender colocando-lhe nas mãos e à vista diferentes materiais que lhe servem de base para um trabalho futuro de abstracção.
Irene não se limitava apenas a observar e a transmiti-las fielmente, ela analisa o que ouve e vê formando uma critica construtiva, concluindo que o espírito da escola é demasiado metodista e escrupuloso, este deveria ser substituído por um tipo de educação em que a imaginação e a