Iraque
1. O Iraque é um país do Médio Oriente. Sua capital é a cidade de Bagdá, no centro do país, às margens do rio Tigre.
2. O nome Iraque significa “País com Raízes Profundas”.
3. A maior parte do país é desértica, porém as regiões dos rios Tigre e Eufrates são férteis, propiciando a agricultura.
4. A vegetação em geral é escassa. Nas zonas férteis cultivam-se trigo, milho, arroz, algodão e tabaco. Na estepe pratica-se a criação intensiva do carneiro.
5. A fauna, muito reduzida, apresenta leopardos, antílopes, chacais, hienas e tartarugas.
6. Em Bagdá o que mais se destaca são as mesquitas e os museus. A entrada aos museus costuma ser de graça, enquanto que nas mesquitas poderá entrar só quem for convidado.
7. A língua árabe é oficial e predominante; já no Curdistão, o árabe é ensinado como segunda língua depois da língua curda.
8. Acredita-se que o Iraque tenha um pequeno número de mísseis do tipo al-Hussein, com alcance de 400 milhas. Esses mísseis poderiam atacar Israel, Arábia Saudita, Turquia, Irã e Kuwait.
9. O país detém a segunda maior reserva de petróleo do mundo, perdendo apenas para a Arábia Saudita.
10. A falta de investimento e as restrições na importação de maquinário e tecnologia têm prejudicado a indústria de petróleo, que foi muito atingida durante a Guerra do Golfo.
11. A Mesopotâmia, onde agora é o Iraque, foi o berço da civilização.
12. A Torre de Babel e o Jardim do Éden ficavam no Iraque.
13. Os artigos mais destacados da região são as jóias, tapetes beduinos e kurdas, trabalhos de ourivesaria e uma enorme variedade de produtos típicos encontrados nos bazares das cidades.
14. As bebidas mais populares são os refrigerante e sucos de frutas. Embora o álcool esteja proibido, pode-se encontrar um licor, o aráque, que se obtém da destilação das tâmaras. Consome-se chá açucarado e sem leite, também se consome café espesso e preto.
15. A comida iraquiana é similar à de todos os países do Oriente Médio e pode-se