Iraque
(curdos – São um grupo étnico que se consideram nativos de uma região frequentemente referida como Curdistão)
A guerra começou quando o presidente do Iraque Saddam Hussein revogou o acordo feito em 1975 que fez com que o Iraque desse terras ao Irão em troca de o Irão parar de prestar assistência aos Curdos que estavam instalados no Iraque a lutar pela sua independência.
Apoios: Em até 1979 os EUA apoiavam o Irão pois este continha uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Os EUA deixaram de apoiar o Irão pois este deixou de ser uma monarquia ligada ao Ocidente e tornou-se numa ditadura Xiita, O Irão acusou os EUA de corromperem os valores Islâmicos, e foi ai que os EUA deixaram de apoiar o Irão.
Como os EUA tinham perdido o Irão foram pedir apoio ao Iraque, o país vizinho do Irão, nessa altura no Iraque Saddam Hussein havia subido ao poder recentemente por meio de um golpe de estado.
O Iraque reclamou o controlo total sobre os canal que ligava o Iraque ao Golfo do pérsico e pelo qual era escoada a produção petrolífera do Iraque.
O pedido foi negado pelos Iranianos e a guerra começou.
A guerra começou em 1980 com os EUA e a URSS a apoiarem os Iraquianos, evitando assim uma propagação do islamismo radical que havia no Irão.
Os Iraquianos perderam os apoios que tinham quando utilizaram armas químicas sobre o Irão.
Após 8 anos de guerra a ONU obrigou a um cessar-fogo entre os Iraquianos e os Iranianos. Embora os Iranianos terem continuado a atacar o Iraque, esses ataques tiveram fim quando o Irão aceitou o tratado de paz pois tinha a sua economia completamente arrasada.
Os territórios permaneceram praticamente inalterados e a economia de ambos os países afundou drasticamente.
Outro motivo da guerra ter começado foi Saddam Hussein ter invadido 3 ilhas Iranianas no estreito de Ormuz e em seguida ter ocupado a parte oriental do