Arte terapia na saúde
CURSO DE PSICOLOGIA
DANYELLI DE P. ARAÚJO
DÉBORA MARIA DA SILVA DUTRA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
ALEGRE
2014
DANYELLI DE P. ARAÚJO
DÉBORA MARIA DA SILVA DUTRA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Trabalho apresentado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre, no curso de Psicologia, como atividade avaliativa da disciplina de Psicologias nas Instituições de Saúde, no 6º período. Professora/orientadora: Joelma Tose Oliosi.
ALEGRE
2014
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1. Título: “Arte e Saúde”
1.2. Unidade: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Alegre, ES.
1.3. Autores: Danyelli de Paulo Araújo Débora Maria da Silva Dutra
1.4. Contato: (28) 99922-2806 (28) 99945-5548
2. INTRODUÇÃO
Este trabalho se propõe a apresentar a aplicação da arteterapia na prática cotidiana, tomando por objeto a experiência dos grupos terapêuticos desenvolvidos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Alegre, ES.
Esse grupo se utiliza dos processos de criação artística e de ações culturais como meios de promover a saúde mental. Esse campo tem expandido, nos últimos anos, as formas de atuação junto aos transtornos mentais, disponibilizando diferentes modos de intervenção voltados ao enfrentamento e à diminuição do sofrimento psíquico. Dentre essas formas, destaca-se a arteterapia, que desempenha um papel significativo no tratamento da pessoa em sofrimento mental utilizando-se de recursos artísticos. A arteterapia é um dispositivo terapêutico que absorve saberes das diversas áreas do conhecimento, constituindo-se como uma prática transdisciplinar, visando resgatar o homem em sua integralidade através de processos de autoconhecimento e transformação. Esse mecanismo seria então um caminho para o sujeito perceber as possibilidades de expressão, a construção e a reconstrução de suas