As regras do beach handebol
Na década de 80, o handebol era praticado nas praias brasileiras apenas como uma recreação de verão. Usava-se as dimensões de uma quadra e as regras do handebol de salão. Porém, as primeiras competições oficiais de beach handball foram organizadas pelos italianos em 1993, na praia de Giulianova. Além dos times locais, participavam também algumas equipes da cidade de Teramo. Simultaneamente, holandeses também desenvolveram regras para essa nova modalidade. Após algumas sugestões e trocas de experiências, ambos países - Itália e Holanda - elaboram as novas regras que logo seriam oficializadas pela IHF (Federação Internacional de Handebol). Mas as mudanças decididas pelo Conselho IHF que vigoraram em 1º de agosto de 1997. Apesar de praticamente inviável, o drible (quicar a bola) é permitido no beach handball, assim como no indoor. Mas o terreno e a (im)possibilidade de driblar são apenas algumas das diferenças entre as duas modalidades.
Medidas da Quadra do Beach handball
Regras de Beach Handeball
Tamanho da quadra: 27m x 12m, com áreas de 6m em linhas paralelas à linha de fundo.
Tiro de árbitro: Na quadra, cada equipe sai com a bola em um tempo. Na areia, a saída é dada com um tiro de árbitro (bola ao alto) no centro da quadra, em ambos os sets.
Número de jogadores: 4 jogadores em quadra. Uma equipe é sempre composta de 08 jogadores no máximo. Ao iniciar a partida é necessário que, o mínimo 06 jogadores estejam presentes. Se o número de jogadores de uma equipe cair abaixo de 04, é conveniente que a partida seja interrompida. Esta equipe será considerada perdedora. Em caso de uma substituição irregular, a partida será interrompida, e terá sua continuidade através de um tiro livre (regra13) ou um tiro de 6m (regra 14) a favor do adversário, se o jogo tiver sido interrompido por este motivo. De outro modo a partida deverá ser reiniciada com o tiro correspondente a situação do jogo no momento da paralisação. O jogador faltoso