irandé antunes
Este trabalho é uma resenha do artigo “Avaliação da produção textual no ensino médio” retirado do livro português no ensino médio e formação do professor (2006) autoria do artigo pertence à Irandé Antunes doutora em linguística, pela universidade clássica de Lisboa, atualmente docente aposentada na universidade do Ceará. È escritora de vários livros na área da linguagem alem de escreve artigos em revistas especializadas.
Na introdução desse artigo Irandé Antunes nos convidar á refletir sobre as concepções, objetivos e procedimentos que são adotados para avaliar os textos produzidos pelos alunos quando assumimos a tarefa de avalia-los. E que os itens quem dizem a respeito á avaliação de um modo geral e á avaliação dos textos escritos devem ser incluso nessa reflexão.
A autora divide o item 1 em subitens para abordar sobre a avaliação de um modo geral, no subitem 1.1 ela fala sobre quem avalia e declara que a avaliação tem ficado a cargo do professor que o aluno é apenas um mero espectador do estado de aprendiz. Ela destaca que o estudante deve participar da avaliação, ainda defende a autoavaliação no qual o aluno deve ter um olhar critico para seu desempenho sendo capaz de julgar a sua propriedade e adequação. Antunes propõe a avaliação horizontal, no qual os alunos deveriam avaliar uns aos outros oportunizando um olhar avaliador do que pode ser melhorado, e estimularia a abertura á aprendizagem social.
No subitem 1.2 Antunes aponta que o foco da avaliação está no erro, sendo assim perdida a oportunidade de apreciarem o que foi aprendido, os professores apenas sinalizam o erro, ou fazem somente observações como seu texto esta sem coerência sem contribuir para evolução do aluno. A autora sugeri que a avaliação esteja voltada para a analise e reflexão, na qual possam acontecer melhorias sem a fixação no erro.
Subitem 1.3 A autora afirma que avaliação não pode simplesmente se reduzir a um momento pontual, que se esgota na resolução de