Iracema
MARÍLIA INÊS MÓVIO
IRACEMA
JOSÉ DE ALENCAR
SANTO ANDRÉ
2011
MARÍLIA INÊS MÓVIO NÚMERO 25
IRACEMA
JOSÉ DE ALENCAR
SANTO ANDRÉ
2011
“Digo-o por mim: se algum dia fosse poeta, e quisesse cantar a minha terra e suas belezas, se quisesse compor um poema nacional, pediria a Deus que me fizesse esquecer por um momento as minhas idéias de homem civilizado. Filho da natureza, embrenhar-me-ia por essas matas seculares; contemplaria as maravilhas de Deus, veria o sol erguer-se no seu mar de ouro, a lua deslizar-se no azul do céu; ouviria o murmúrio das ondas e o eco profundo e solene das florestas.”
(José de Alencar)
RESUMO Em Iracema, José de Alencar desenvolve o indianismo. Iracema, a virgem dos lábios de mel, apaixona-se por Martim, um guerreiro branco que teoricamente deveria ser inimigo dos tabajaras. O amor que os dois nutriam a faz sair da sua tribo para ficar ao lado de seu filho e de seu marido. Mas, em pouco tempo, Martim a deixa sozinha por um longo tempo, e, quando volta, encontra Iracema prestes a morrer e seu filho nos braços da amada. A obra há muito tempo escrita, ainda é visto como uma das maiores obras brasileiras de todos os tempos. Palavras Chaves: Iracema, José de Alencar, indianismo
ABSTRACT In Iracema, José de Alencar develops the indianism. Iracema, virgin with lips honey, falls in love for Martim, the warrior enemy of tabajaras, theoretically. The love makes Iracema abandons her tribe to stay with her son and her husband. But, Martim abandons her, and, when returns, finds Iracema almost die, and him son in the arms of him love. The book, written long ago, is still seen as the bigger brasilians books. Keywords: Iracema, José de Alencar, indianism.
SUMÁRIO
1.