A IMPORTÂNCIA DOS AGREGADOS PARA A QUALIDADE DO CONCRETO
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
DISC: TÉCNICAS DA CONSTRUÇÃO
PROF: JOSÉ SOARES
A IMPORTÂNCIA DOS AGREGADOS PARA A QUALIDADE DO
CONCRETO
Eduardo Paulo Soares
Raimundo José Christi
TERESINA, 29 de Novembro de 2013.
Introdução
Com o desenvolvimento dos primeiros estudos do concreto de cimento Portland, até o início do século XX, os agregados eram tidos somente como materiais inertes, de baixo custo, dispersos na pasta de cimento a fim de produzir um grande volume de concreto, e mesmo ocupando de 70% a 80% do volume em concretos convencionais, eram usados apenas para baratear o custo final da produção do concreto.
Devido a sua abundância, preço baixo e boa qualidade, era fácil acreditar no seu papel secundário, porém, devido a sua produção em grande escala tornou-se necessário o incremento do seu uso, colocando assim em evidencia suas qualidades.
Os agregados naturais são formados por processos de intemperismo e abrasão ou por britagem de grandes blocos de rocha-mãe. Sendo assim, muitas propriedades dos agregados dependem das propriedades da rocha-mãe, por exemplo, composição química e mineral, classificação petrográfica, massa específica, dureza, resistência, estabilidade física e química, estrutura de poros, cor, etc. Além disso, há outras propriedades dos agregados que são inexistentes na rocha-mãe: forma e dimensão das partículas, textura superficial e absorção. Todas essas propriedades podem exercer considerável influencia na qualidade do concreto fresco e endurecido. Além de limitar a resistência do concreto, as propriedades dos agregados afetam significativamente a durabilidade e o desempenho estrutural do concreto.
Suas características apresentam larga gama de variação, o que os leva a serem submetidos a criteriosos estudos e a controle de qualidade (tanto antes como durante a execução da obra). Procura-se, neste trabalho, apresentar as principais propriedades dos agregados, analisando o