IPv6
Tainã Pons Mazzotti¹
Resumo
Este artigo tem por objetivo descrever as características e alguns serviços disponibilizados ao protocolo IPv6 fazendo um paralelo com seu predecessor o protocolo IPv4 e ainda informar onde a estrutura para funcionar o IPv6 está mais preparada para o funcionamento do mesmo.
Palavras chave: IPv6, IPv4, Protocolo, Internet.
Abastract
This paper has for objetive describe the features and services avaliable in IPv6 protocol making a parallel with its predecessor IPv4 protocol and also inform the structure where IPv6 is to function better prepared for the operation thereof.
Keywords: IPv6, IPv4, Protocol, Internet.
Introdução
O embrião da internet que conhecemos hoje surgiu na década de 60 com a criação da ARPANET pelo governo americano, que tinha por finalidade, garantir a rápida recuperação das comunicações em caso de guerra, em solo americano. O tempo foi se passando, e a ARPANET evoluiu, se tornando a internet que conhecemos. Desde então é usado o protocolo IPv4, juntamente com outros protocolos para que os computares possam trocar informações entre si. Mas o protocolo IPv4 foi criado para suportar somente 4 bilhões de endereços, que já estão se esgotando, tendo em vista que cada dispositivo que se conecta a internet precisa de um numero IP único. Pensando nisso foi criado o IPv6 que visa corrigir algumas falhas presentes no IPv4 e disponibilizar cerca de 340 undecilhões de endereços IP, o que resolveria por muito tempo o problema da falta de endereços IP.
Referencial teórico
______________________________
¹ aluno do curso de Ciências da Computação - Faculdade IDEAU, RS
A origem do protocolo IPv6 se deu a partir do aperfeiçoamento da rede mundial de computadores (internet), que foi desenvolvida sobre o nome de ARPANET, por especialistas do governo norte americano que segundo Turner e Muñoz (2002, p. 27), “encomendou um estudo para avaliar como suas