Ipv6
Nos últimos anos, a Internet demonstrou uma altíssima taxa de crescimento, que superou as mais otimistas expectativas de uma década atras.
Isto eventualmente trouxe problemas, que não estavam previstos. Com o grande número de hosts conectados, os endereços IP começaram a se tornar escassos, principalmente pela maneira ineficiente como foram divididos em classes, o que gerou desperdício. Estes dois fatos contribuiram para gerar um crescimento das tabelas utilizadas para roteamento, o que tornou esta atividade lenta e ineficiente.
Com o amadurecimento da Internet, há cada vez mais interesse por serviços em tempo real, como a utilização de sons e vídeo, que não são bem suportados atualmente, além da utilização desta para atividades comerciais. No entanto, a Internet não foi desenvolvida pensando-se em segurança.
Para sanar esses problemas surgiu o protocolo IPv6, uma nova versão com muito mais capacidade e trazendo para o mundo da tecnologia online uma nova visão de inovações.
Ao longo desse trabalho mostraremos como foi a transição para o IPv6, suas principais características e quais as vantagens que essa nova versão traz ao usuário e aos desenvolvedores de tecnologia web, além de mostrar como funciona o novo cenário da Internet.
O Que É Ip?
IP é a abreviação, em inglês, de Protocolo Internet.
Um protocolo nada mais é do que a definição do conjunto de regras e códigos utilizados pelos computadores para se comunicarem em uma rede. No Protocolo Internet, uma dessas regras diz que cada um deles deve ser identificado de maneira unívoca, através de um número, que também leva o nome de IP. Não pode haver mais de um computador usando o mesmo IP em toda a Internet, o que permite que os dados sejam sempre encaminhados ao destino correto.
Pode-se fazer uma analogia entre o número (ou endereço) IP e o endereço, no mundo real e físico, de uma casa. Assim, o protocolo IP pode também ser comparado ao conjunto de regras de trânsito, mapas e sinalização que