Ipp - investigação da prática pedagógica
A Investigação da Prática Pedagógica – IPP ocorreu nos dias 14 e 16 de Setembro e 04, 06 e 08 de Outubro de 2010, na escola Municipal Professor José Carlos, localizada na Rua Batalha, 2995 no Bairro Real Copagre nesta capital.
Segundo a tendência liberal renovada progressista a finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e para isso, ela deve se organizar de forma a retratar o quanto possível, a vida. Todo ser dispõe dentro de si mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma conseqüente integração dessas formas de adaptação no comportamento. Tal integração se dá por meio de experiências que devem satisfazer ao mesmo tempo os interesses do aluno e as exigências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estrutura cognitivas dos indivíduos e estruturas do ambiente.
Sabemos que um professor não limita sua influencia a conselhos técnicos, não é apenas orientador do aluno, através das dificuldades da sua própria existência. Com sua ação persuasiva contribui para um aprendizado que norteia o aluno a fazer sua própria escolha.
Com o conhecimento resulta da ação a partir dos interesses e necessidades, os conteúdos de ensino são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivencia frente a desafios cognitivos e situações problemáticas. Da- se, portanto, muito mais valor aos processos mentais e habilidades cognitivas do que a conteúdos organizados racionalmente. Trata-se de “aprender e aprender”, ou seja, mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente dito.
CONCEPÇÃO QUE O PROFESSOR TEM DA ESCOLA
É um espaço de acesso ao conhecimento acadêmico, onde se trabalha o espírito da cidadania, o desenvolvimento de competências e habilidades provenientes do processo de ensino e aprendizagem. É onde se dão as relações político-sócio-cultural através de ações programáticas, metas e objetivos estratégicos bem definidos.