Ipc ufpr
O cenário musical curitibano esta totalmente abandonado. Não que algum dia tenha se dado o devido apoio ou atenção merecida, por parte dos secretários da cultura que já passaram pelo cargo ou mesmo pelo público curitibano, mas de tempos em tempos o rock vem ficando esquecido em nossa capital.
Por que Curitiba é considerada a capital túmulo do rock? Por que o público curitibano não valoriza as bandas locais? A dificuldade que as bandas curitibanas encontram para mostrar seu trabalho nacionalmente e até na própria cidade é histórica, vem de muito tempo atrás, alias nenhuma banda curitibana conseguiu um sucesso a estágio nacional. Poucos se destacaram como a banda “Blindagem”, que teve um pequeno sopro de fama e reconhecimento nos anos 80. Porém ninguém mais saiu daqui para os braços do tão sonhado reconhecimento nacional .
A maioria dos envolvidos com a cena musical da cidade concorda que o problema não é a qualidade dos músicos. Segundo Anderson Silva, dono do tradicional Hangar Bar, um dos mais antigos bares de Curitiba, acredita que a qualidade dos artistas da cidade é inegável. “Temos ótimas bandas, principalmente no que diz respeito ao som autoral”, analisa.
Mas se as bandas são boas, quais são os motivos que fazem com que elas não sejam reconhecidas na própria cidade? São varias as hipóteses e opiniões sobre o assunto, a critica sempre é primeiramente voltada ao publico local. Segundo Fabio Elias, guitarrista e vocalista da Relespública, uma das mais antigas bandas do rock curitibano, acredita que o fator “moda” é levado muito em consideração pelos fãs. “O público, em geral, vai pelo que a está em voga. Quer se divertir, se inserir em um grupo para não se sentir um peixe fora d'água”, comenta.
Isso acaba fazendo com que os artistas fiquem restritos a uma pequena parcela da população que consome música na cidade. “As bandas de rock autorais são para um público seleto, que gosta e acompanha. Não existe mídia, não existe esse