economia
Inflação, Taxa de Juros e Taixa de Cambio.
A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo:
Inflação do aluguel desacelera em abril
Segundo dados da FGV, o IGP-M registrou alta de 0,78% neste mês, contra 1,67% de março
O IGP-M é utilizado para correção de contratos, como os de energia e aluguel de imóveis (Danilo Verpa/Folhapress)
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,78% em abril, depois de registrar alta de 1,67% em março, conforme dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado ficou abaixo das expectativas, de 0,82%.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, avançou 0,79% em abril, menos do que os 2,20% no mês anterior. O destaque ficou para os preços dos produtos agropecuários, cuja alta desacelerou para 2% em abril ante 6,16% no mês anterior.
Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30% no IGP-M, repetiu a taxa vista em março de 0,82%. Por sua vez, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,67%, depois de registrar alta de 0,22%. O INCC responde por 10% do IGP-M.
Diante da alta recente nos preços de