Iorgute
DO
IOGURTE
Microbiologia – Módulo II
Química- PEP
NOME:Nayara Priscila
NOME:Paloma Pamela
NOME:Rita Rocha
NOME:Thalita Alves
CONTAGEM,2014
OBJETIVO
Obter iogurte e entender os processos ocorridos durante a produção.
INTRODUÇÃO
A legislação brasileira define o iogurte como “o produto obtido pela fermentação lática através da ação do LactobacillusdelbrueckiisspbulgaricuseStreptococcusthermophilussobre o leite integral, desnatado ou padronizado”. Pode-se fazer acompanhar de outras bactérias láticas que, por sua atividade, contribuem para a determinação das características do produto acabado. O iogurte é um produto amplamente recomendado pelas suas características sensoriais, probióticas e nutricionais, pois, além de ser elaborado com leite contendo alto teor de sólidos, cultura lática e açúcar, pode ainda, ser enriquecidos com leite em pó, proteínas, vitaminas e minerais, e ser produzido com baixo teor ou isento de gordura.
Depois do queijo, o iogurte pode ser considerado o produto lácteo fermentado mais importante no mercado brasileiro. Existem muitos tipos de iogurtes de fabricação industrial: iogurte de consistência firme, iogurte batido, iogurte líquido, aromatizados, com polpa de frutas, etc. No entanto, a mistura básica de ingredientes é essencialmente a mesma. A produção mundial e o consumo de iogurtes cresceram muito, com a introdução dos iogurtes aromatizados com frutas. A adição de frutas aumenta de maneira eficaz a aceitação do produto, pois nem todos os consumidores preferem o iogurte na sua forma natural.
O leite destinado à fabricação de iogurte deve apresentar uma baixa contagem de microrganismos, para que se possa garantir um produto final com as características desejáveis de sabor e textura, além da segurança alimentar exigida pelo consumidor. A Instrução Normativa nº 46 de 24/10/2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelece como padrão de identidade e qualidade para o iogurte o teor de ácido lático (g de