Ionóforos
CAMPUS MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
IONÓFOROS
Nutrição de Ruminantes
Marechal Cândido Rondon – PR
Maio - 2013 1. INTRODUÇÃO
Os ionóforos, segundo definição química, são antibióticos poliésterescarboxílicos com propriedades antibióticas. Sua ação é devida a sua propriedadetransportadora de íons, possuindo capacidade de formar complexos lipossolúveiscom cátions e mediar seu transporte através das membranas lipídicas (Pressman,1968). Atualmente, os ionóforos são os aditivos mais pesquisados em dietas de ruminantes.
Os ionóforos são produtos da fermentação de várias espécies deStreptomyces (fungo), sendo que os mais empregados na alimentação deruminantes são: Monensina, Lasalocida, Narasina e Salinomicina(Gomes, I. P. O.; Lages – SC).
No processo de manipulação da fermentação ruminal, eles interagem nosentido de modificar a população microbiana do rúmen, selecionando as bactériasGram negativas (por serem resistentes aos ionóforos) , produtoras de ácidopropiônico, e inibindo o crescimento das Gram positivas, maiores produtoras deácidos acético, butírico e láctico. Isto porque o ionóforos são substâncias capazesde interagir passivamente com íons, cada qual com maior ou menor afinidade portais.
Resumindo, os ionóforos são sais orgânicos que desorganizam o processode fosforilação oxidativa necessário para a “sobrevivência” destas célulasbacterianas, que acabam morrendo por “cansaço” devido ao esgotamento de suasreservas energéticas.
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1. Mecanismo de Ação
O mecanismo é o seguinte: o ionóforo ao ligar-se ao cátion de maiorafinidade transporta-o através da membrana celular para dentro da bactéria, eesta, na tentativa de manter um equilíbrio, esgota toda a sua energia por meio deuma bomba iônica, tornando-a ineficiente, o que leva a um desequilíbrio naconcentração eletrolítica da célula. A água presente na luz ruminal penetra