Iogurte de leite de ovelha
UMA OPÇÃO PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE
Ana Paula Lunkes *
Resumo: Este artigo tem como objetivo mostrar a elaboração de um iogurte com uma matéria-prima diferenciada, o leite de ovelha. Uma opção para pessoas que possuem intolerância a lactose, pois seu teor de lactose está abaixo comparado ao leite de vaca. Ele encontra-se baseado em uma pesquisa sobre iogurtes e sobre o leite de ovelha. Os resultados apresentados aqui, concentram-se especialmente no processo e na elaboração do produto.
Palavras-chave: leite de ovelha, iogurte de leite de ovelha, intolerância à lactose.
Introdução:
Falar da produção de um alimento hoje é uma tarefa bastante complexa, em que se englobam sistemas de produção, tecnologias de alimentos, boas práticas de fabricação e o mais importante a produção de um alimento diferenciado. Com isso, a ciência de alimentos vem preocupando-se mais, com a elaboração de produtos novos, sempre com um potencial para o melhoramento da saúde, bem estar e redução de riscos de doenças, principalmente doenças crônicas. Assim sendo, a indústria de alimentos vem explorando cada vez mais novos processos e aumentando a diversidade de produtos, ou seja, vem oferecendo ao consumidor produtos mais saudáveis incluindo certos nutrientes e componentes ao seu produto. Nos países desenvolvidos cresce a procura por alimentos funcionais, principalmente pelo custo da manutenção da saúde, e a procura também é grande pelos idosos para se ter um prolongamento na sua qualidade de vida. (HERNÁNDEZ e GUSMÁN, 2003).
Hoje no mercado a procura por produtos sem glúten e sem lactose tem aumentado, especialmente por que vem crescendo o número de pessoas com intolerância a esses carboidratos. Devido a isso, as indústrias vem investindo em diferentes matérias primas, um exemplo é o leite de ovelha, muito utilizado para a produção de queijos e