Marcos
O iogurte é um alimento «vivo» produzido pela acção de bactérias adicionadas que transformam os açúcares do leite (lactose) em ácido láctico. No organismo, este processo efectua-se por acção dos sucos gástricos. Como a lactose costuma ser a causa da intolerância aos produtos lácteos, o iogurte e geralmente de mais fácil digestão.
As bactérias Lactobacillus acidophilus presentes no iogurte vivo favorecem a flora intestinal, sendo extremamente benéficas para a saúde. O intestino tem as suas próprias bactérias, a flora intestinal, necessárias ao seu bom funcionamento. Comer iogurte vivo regularmente é a melhor forma de repor a flora intestinal, por exemplo após tratamento com antibióticos. A ingestão regular de iogurte é também benéfica em caso de candidíase, infecção causada pelo fungo Candida albicans.
Proteger o sistema imunitário
O iogurte é um alimento que protege o sistema imunitário e auxilia-o, a vários níveis, na luta contra a infecção por bactérias. Protege contra as infecções das vias urinárias e ajuda a prevenir e a tratar a úlcera péptica, podendo mesmo proteger contra doenças cardíacas e reduzir os níveis de colesterol. O seu elevado teor em cálcio e garantia de dentes e ossos fortes, tornando-o particularmente importante na protecção contra a osteoporose após a menopausa. A medicina popular associa-o a longevidade.
Escolher, guardar e usar
Todo o iogurte e rico em proteínas e cálcio, mas apenas o iogurte vivo, com cultura de Lactobacillus acidophilus, traz outros benefícios à saúde. O iogurte de leite de vaca é frequentemente tolerado em casos de intolerância ao leite, uma vez que estas bactérias saudáveis o tornam de mais fácil digestão. É também possível encontrar iogurte de leite de cabra ou de ovelha.
O iogurte pode ser feito em casa ou de compra. Sempre que possível, opte pelos iogurtes bios. Conserve-o no frigorifico e consuma-o dentro do prazo indicado. O iogurte é um alimento extremamente versátil. Misturado com fruta,