iodo
O sódio é o 6º elemento mais abundante na crosta terrestre, onde aparece com 2,6% da massa.
Sódio na Forma Metálica
Na sua forma metálica é muito reativo, se oxida com o ar, reage violentamente com a água e é muito corrosivo quando entra em contato com a pele, sódio metálico deve ser conservado em atmosfera inerte ou imerso em um líquido protetor como querosene.
Cloreto de sódio – NaCl
Além de usos na culinária, possui várias outras aplicações, como a manufatura de papel e a produção de sabão e detergentes.
No norte dos Estados Unidos da América e na Europa, grandes quantidades de sal são utilizadas para limpar as rodovias do gelo durante o Inverno.
Apartir dele se é produzido a Utilizado para a produção de gás cloro e de sódio metálico, através da eletrólise ígnea e produção de soda cáustica, a partir da eletrólise aquosa.
Sulfato de sódio – Na2SO4 (Sal de Glauber)
A produção mundial de sulfato de sódio alcança aproximadamente 5,5 a 6 milhões toneladas anualmente . A produção de Na2SO4 a partir de fontes naturais está em processo de crescimento , enquanto que a produção química vem diminuindo.
Cerca de 70% do sulfato de sódio consumido nos EUA são usados na fabricação do papel. O Na2SO4, depois da redução a Na2SO3, funciona como auxiliar na digestão da polpa de madeira.
Bissulfito de sódio – NaHSO3
É um aditivo alimentar com número E-222, que é usado em quase todos os vinhos comerciais, para prevenir a oxidação e preservar o sabor. Em frutas enlatadas, é usado para prevenir a cor marrom causada por oxidação e como microbicida, também para o clareamento de polpa de celulose.
O bissulfito de sódio é obtido industrialmente pelo borbulhamento de gás dióxido de enxofre, na proporção de 7 a 8%, através de "águas mães" (soluções resultantes) de processos químicos anteriores, que tenham em solução um pequeno teor de bissulfito de sódio em suspensão numa quantidade significativa de carbonato de sódio.
2 NaHSO3