As dificuldade de Aprendizagem
Este artigo apresenta os resultados obtidos por uma pesquisa realizada no ano de 2010, sobre o tema “As dificuldades de aprendizagem de alunos do 4º e 5º anos e a contribuição do educador.”Esta pesquisa foi desenvolvida em instituições das redes particular e publica. O público-alvo foram professores de 4º e 5º anos. Foi aplicado questionário contendo questões relacionadas à criança com dificuldades de aprendizagem.
O presente estudo teve por objetivo identificar as dificuldades de aprendizagem de alunos do 4º e 5º anos, na faixa etária de 8 a 11 anos; descrição das habilidades e competências do aluno segundo os professores e verificar as contribuições do educador nas dificuldades apresentadas em sala de aula. O trabalho teve como instrumento a coleta de dados através de questionário constituído de 6 questões, sendo 3 de múltipla escolha e 3 abertas, onde participaram 40 professores das redes particular e pública de Itapecerica da Serra. No que se refere às causas, 40% dos entrevistados indicam os cálculos como a causa mais comum; 30% alegam leitura e ortografia e 20% consideram como causa comum interpretação, raciocínio lógico, caligrafia, tabuada e alfabetização. Através dos resultados obtidos concluímos que o acompanhamento familiar, neuropsicológico e do educador contribuem para o desenvolvimento acadêmico da criança com dificuldades na aprendizagem.
Palavra-chave: dificuldades, aprendizagem, educador, neuropsicológico.
ABSTRACT
This article presents the results of a survey conducted in 2010 on the theme "Learning Difficulties of Students in 4th and 5th Year and Educator's Contribution." This survey was developed in the institutions of private and public. The audience were teachers of 4 and 5 years. Was administered questionnaire containing questions related to children with learning difficulties.
This study aims to identify the learning difficulties of students in 4th and 5th years, ranging in age from 8 to 11 years; description of the skills