início do sistema ferroviário paulista
Origens do sistema ferroviário brasileiro, contextualização histórica.
Essa monografia irá tratar apenas do estado de São Paulo, contudo começarei expondo algumas curiosidades da malha ferroviária Nacional no seu início. A ferrovia no Brasil é fundada em 1854, composta por apenas 14,5 quilômetros ,ligando o Porto de Mauá até a Raiz da Serra ( Bahia de Guanabara a Petrópolis ), vale lembrar que nessa época o café já era o principal produto de exportação do Brasil. Nesse período o cenário internacional era fortemente marcado pela Revolução Industrial na Europa e nos Estados Unidos, que cria enormes centros urbanos que acabam impulsionando o mercado consumidor de matérias primas, Sendo assim as transformações políticas no Brasil estava diretamente correlacionada a essa nova conjuntura internacional.
A primeira estrada ferrovia construída no Brasil é a Estrada de Ferro Dom Pedro II, no mesmo tempo e lugar da produção de café, diminuindo o custo do transporte do produto e gerando mais lucro para os produtores. Sérgio Silva, utilizando-se dos cálculos de A D Taunay conclui que a economia girava em torno de 10% no preço do café na região Fluminense no período de 1860-68. Pois o custo de transporte ferroviário era um sexto do transporte feito por tropas de mulas. (Silva, Sérgio - Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil).
A produção cafeeira da província do Rio de Janeiro sobe de um milhão de sacas em 1835 para um milhão e meio em 1840, e atinge seu auge em 1842, com dois milhões e seiscentas mil sacas. Apesar da dos incentivos dados pelo governo, essa ferrovia sob liderança privada de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, não conseguiu acompanhar a expansão dos cafezais. A administração autônoma foi exercida por 11 anos, e em 1865 a Ferrovia Dom Pedro II é incorporada a união, sendo assim administrada até 1941, período em que passa para o regime de autarquia sob a jurisdição do Ministério de viações de obras públicas ,