tcc final
Este trabalho nos mostra um pouco da história da ferrovia no mundo e no Brasil, abordando o processo de avanços e perspectivas do transporte ferroviário de cargas no Brasil, o processo de privatização da rede ferroviária brasileira ocorrida no ano de 1972.
O foco da pesquisa se dará na malha Jundiaí – Santos, mostrando benefícios, perspectivas, avanços e falhas, diferenciando o modal ferroviário do metroviário, com informações fornecidas durante a visita técnica do grupo a CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Os gargalos no transporte de matéria prima e/ou produtos acabados serão abordados para entender se são ou não causados pelo transporte ferroviário de carga brasileiro. Se não, porque não têm investimento como os demais modais? Se sim, o que o governo pode aprimorar ou replanejar para um transporte mais eficaz?
2. LOGÍSTICA
A palavra logística no dicionário, vem com várias denominações relativas a termos matemáticos da Grécia Antiga, do tão conhecido termo “logos” que significa razão.
Hoje o termo que entendemos como “logística”, vem do francês Logistigue e tem como uma de suas definições de cunho militar, onde a guerra é totalmente dependente de uma logística eficaz que cuida do transporte e manutenção de suprimentos para fins de operações em campos de guerra ou administrativos.
2.1 DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA
“A origem da palavra logística vem do grego ‘logistikos’, do qual o latim ‘logisticus’ é derivado, ambos significando cálculo e raciocínio no sentido matemático.” (NEVES, 2005)
A logística desempenha parte do esforço de marketing, quando exerce um papel-chave na satisfação dos clientes, da empresa e na lucratividade da empresa como um todo. (KOTLER E AMSTRONG, 2000)
Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.
Transporte, movimentação de materiais, armazenagem, processamento de