Inércia
Tendência dos corpos em conservar sua velocidade vetorial. Tudo que possui matéria tem inércia. Inércia, característica própria da matéria.
Ex1. Ônibus parado no farol, velocidade do ônibus e velocidade do passageiro em relação a Terra = zero. Ônibus V= 0, passageiro V= 0 = Referencial a Terra.
Ex2. O ônibus arranca e o passageiro é jogado para trás, a tendência do passageiro é de ficar parado (Inércia de repouso). Tendência de ficar parado no mesmo lugar (em relação a Terra).
Em relação a Terra o passageiro “não foi jogado para trás”, seu corpo tende a manter a velocidade nula.
V= 60 Km/h Velocidade do passageiro= 60km/h (relação a terra). Se um ônibus freia bruscamente o passageiro irá ser atirado para frente. O passageiro manifesta “Inércia Movimento” (tendo continuar relação à terra com a mesma velocidade de 60Km/h) – Movimento retilíneo Uniforme.
Em relação a Terra o passageiro manifestou a tendência de manter a velocidade anterior à freada. Para que as tendências inerciais de um corpo sejam vencidas, é necessário a Intervenção de uma força externa.
1ª. Lei de Newton (Princípio da Inércia)
Todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento. A primeira Lei de Newton afirma que a “força resultante” (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nulo, logo a velocidade do objeto é constante.
2ª. Lei de Newton
A força resultante que agem um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração. A expressão matemática é:
F = m. a
No SI (Sistema Internacional) a unidade de massa é quilograma (Kg).
Aceleração é o Metro por segundo ao quadrado (m/s2). Considerando que F = m . a podemos deduzir que a unidade de força:
Unidade (F) = Kg . m/s2 = Newton (N)
Definição 1 Newton: é a intensidade da força que, aplicada em uma partícula de massa igual a 1 quilograma produz na sua direção e no seu sentido uma aceleração de módulo 1 metro por segundo ao quadrado. F= 1N