Invisibilidade
Etapa 1
Passo 3 (Equipe)
Não há como abordar o tema “Humilhação social” sem analisar simultaneamente as abordagens políticas e psicológicas que compõem a desigualdade de classes.
Marx e Freud são referencias que devem ser mencionados para ajudar a compreensão do tema escolhido.
Karl Marx foi um idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada. Economista, Cientista Social e Revolucionário socialista, nasceu em 05/05/1818, cursou Filosofia, Direito e Historia nas universidades de Born e Berlim. Marx foi também um dos grandes seguidores de Hegel, ele era radical em relação ás suas ideias defendiam ideais comunistas, portanto atacava os princípios sociais capitalistas.
Freud formou-se em Medicina e especializou-se em neurologia, tendo logo a seguir criado a Psicanalise. Nasceu em Checoslováquia em 06/05/1856. Suas teorias e seus tratamentos eram bem controversos. Em suas teorias, Freud afirma que os pensamentos humanos são desenvolvidos, obtendo acesso á consciência, por processos diferenciados. Ele criou a Teoria da Representação, Teoria do Processo de Pensamento e foi figura notável pra a linguagem da Psicanálise. Sua contribuição mais significativa a de dar ao inconsciente um status cientifico.: propõe uma mente dividida em camadas ou níveis, dominada em certa medida por vontades primitivas que estão escondidas sob a consciência que se manifesta nos lapsos e sonhos.
Em relação aos dois há semelhanças e diferenças. Em comum, ambos são filhos bastardos, nascidos de inesperadas gestações. Um Marxista sempre olhara pra um Freudiano com as lentes de Marx, assim como um Freudiano para um Marxista com as de Freud.
Ambos autores possuem diversas mudanças no interior de suas obras, possibilitando posturas das mais variadas. Para Marx, o individuo não é mais o centro do sistema, mas sim mero fenômeno das forças de produção. Sua origem assim é derivada do conceito de classe social, contudo Freud não pretendia que suas