Investimentos Internacionais em Infra-estrutura na África
INTRODUÇÃO 3
1. Como a África tem atraído novos investidores 4
1.1 Problemas de infraestrutura 4
1.2 Investimentos 4
2. A presença dos investimentos chineses 5
2.1 A integração do continente africano 5
3. A presença dos investimentos brasileiros 6
3.1 As características dos investimentos 6
3.2 Expectativas de aproximação econômica 7
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar brevemente alguns dos investimentos, chineses e brasileiros, diretos e indiretos, no continente africano. Esses investimentos consistem basicamente na ampliação na rede de infraestrutura africana visando principalmente os setores de energias, transporte e logística e meios de comunicação. O continente africano é conhecido mundialmente no mundo dos investidores por ter a pior logística do mundo e esse é um dos motivos que atraem muitas empresas para iniciarem ou aumentarem suas atividades no continente. Iremos ver que os investimentos feitos pelos países destacados a cima tem um caráter ultra desenvolvimentista em todos os campos e não estabelecem relações apenas de extração mas sim uma parceria que será explorada adiante.
1. Como a África tem atraído novos investidores
A crise econômica mundial tem acentuado a tendência de replanejamento no mercado de investimentos internacionais, especialmente nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, o continente africano se destaca como uma nova fronteira.
À medida que adentramos o novo milênio, a África se torna o próximo mercado emergente e embora os investimentos no continente africano concentrem-se no setor de matérias-primas, áreas como tecnologia da informação e infraestrutura são promissoras.
1.1 Problemas de infraestrutura
Segundo o estudo de infraestrutura realizado pelo Banco Mundial em 2009 que abrange setores como eletricidade, água, estradas e tecnologia de informação e comunicação, chega-se a conclusão de que o continente africano tem a pior infraestrutura do mundo.
A