Investigação e inteligência
Meu Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre um assunto muito misterioso para a sociedade de um modo geral. É sobre a Inteligência e Investigação.
Querendo ou não são duas, das atividades mais antigas do Mundo. Bem lembrado pelo conceituado Mestre e Delegado da Polícia Federal Doutor Adriano Barbosa.
A investigação e inteligência são conhecimentos adquiridos quase que concomitantemente. A pesquisa do meu artigo foi retirada basicamente dos materiais didáticos oferecido pela L.F.G.
A seguir será visto como são feitos os trabalhos relativos à Inteligência e a Investigação.
COMO CONCEITUAR INTELIGÊNCIA E INVESTIGAÇÃO?
Para vários estudiosos dos campos da Ciência, Informação e Administração, por exemplo, o conceito de inteligência é determinado pelo conjunto de processos aplicados a informação, sendo essa avaliada "[...] como uma coleção de informações filtrada, destilada e analisada" (ROEDEL, 2005, p.80), se constituindo em produto final utilizável. Também existem estudiosos do campo dos chamados intelligence studies como GODSON (1995, p.01), que definem inteligência a partir de sua origem, ou seja, como "[...] a informação que é adquirida, explorada e protegida pelas atividades de organizações especificamente estabelecidas pra este propósito". Deste modo a inteligência é determinada, conseqüentemente, a partir das instituições de Estado, que a desenvolvem.
Segundo o dicionário Oxford (OXFORD DICTIONARY, 2000, p.676), inteligência é determinada pelo tema investigado e a forma em que este é coletado, sendo considerada como a "[...] informação secreta que a coletada sobre um Pais estrangeiro, especialmente um Pais inimigo". Percebe-se que, por esta definição, inteligência envolve temas estratégicos, lida com informações de difícil obtenção, possui como foco os adversários ou inimigos e é obtida sem o consentimento destes.
No entanto, conceitualmente vem se delineando um olhar predominante sobre a inteligência de