investigação Processo-produto
A personalidade do professor é muito importante na acção pedagógica do aluno;
Não se pode mudar o que o professor é ( em termos de pessoa ), mas sim o que ele faz. ( método de ensino ), e isto foi o motivo para que houvesse uma investigação – processo-produto – que chamou muito a atenção dos investigadores.
Verificou-se que as relações processo-produto não estavam clarificados e que os rendimentos escolares estavam pré-determinados por factores internos ( escola ) e não determinados pelo professor.
Aconteceram várias críticas há investigação processo-produto por não haver bases empíricas que defendem-se a investigação, comprometendo a estabilidade da conduta do professor.
Alguns investigadores queriam mudar a forma do currículo sobre o método de ensino, para que fosse mais rígido e estereotipado.
Todos estes factores resumem a pouca estabilidade das condutas do professor, a interpretação do ensino como arte, o interesse pelo currículo e o compromisso inadequado com os métodos de ensino, que impediram obter informação objectiva sobre as investigações sobre a certeza do ensino e debilitaram as investigações processo-produto.
Ensino Primário
Alguns estudos efectuados por Brophy chegaram a estas conclusões:
a) Os estudantes que receberam um ensino com um currículo estructurado são sempre os melhores.
b) Os que recebem instrução directa do professor aprendem mais rápido.
c) Os melhores professores são aqueles que marcam os alunos a um nível rápido e bom.
d) Os professores com êxito procuram interagir com os alunos e com grupos.
Alguns estudos realizados ao nível do ensino primário descobriram correlações negativas/positivas entre a aprendizagem e outras variáveis como a conversa entre alunos.
Verificou-se que havia melhor instrução do professor quando havia: claridade,variabilidade, entusiasmo, instrução directa, entre outras.
Estes estudos não são generalizados a outros tipos de ensino