Investigação policial
Maximiliano Zanirato*
RESUMO
O presente caso neste breve relato para estudos, tratou-se de um roubo no interior de uma residência localizada no bairro luxuoso da cidade de São Paulo, o bairro do Morumbi.
Foi esclarecido sua autoria e detido um dos autores nas dependências do 3º Distrito Policial de Carapicuíba, na Região Oeste da Grande São Paulo. Começou com o encontro de um automóvel produto de roubo e terminou com um flagrante de resistência com o criminoso internado no hospital.
Este estudo, de forma simples, apresenta experiências profissionais de um Investigador com quase treze anos de serviços prestados e que ainda acredita que as mudanças só acontecem com trabalho e perseverança, apontando alguns aspectos práticos e teóricos que precisam ser observados e praticados nas instituições policiais que tratam diretamente dos crimes em geral, as Delegacias de base territorial. Precisam ser saneados preliminarmente para que esta nova filosofia de Segurança Pública seja implantada com sucesso.
Palavras-chave: Investigação Policial Especializada; Crimes contra o Patrimônio; Polícia Civil; Atividade Policial Judiciária.
1 - INTRODUÇÃO
A arte da investigação, propriamente dita, é muito antiga na história da humanidade. Investigar as causas das coisas e encontrar respostas para os mais variados problemas, remonta desde os pré-socráticos na Grécia Antiga.
A investigação policial é mais recente, aproximadamente fim do Séc. XVIII e início do IXX, na região da Europa, mais precisamente na Inglaterra. Ao longo da evolução do conhecimento tecnológico e científico, o homem buscou aprimorar suas técnicas de investigação, ora para torná-la mais eficiente, ora para acompanhar a demanda da própria evolução da ciência e da sociedade. Nesse processo histórico-social, também houve