inversor de frequencia
Novembro/2012
Conceito
O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que transforma energia elétrica CA fixa ( tensão e frequência ) em energia elétrica CA variável , controlando a potência consumida pela carga.
Em casos específicos, o inversor de frequência é utilizado para controlar a rotação de um motor assíncrono (de indução). Isto é alcançado através do controle micro processado de um circuito típico para alimentação do motor composto de transístores de potência que chaveiam rapidamente uma tensão CC , modificando o valor “rms” e o período. Ao controlar a rotação o motor , flexibilizamos a produção da máquina que é acionada pelo motor de indução.
Funcionamento Básico
Basicamente os inversores consistem de três estágios: um retificador de entrada para converter a tensão de corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC), um Elo CC para armazenar e filtrar o nível de tensão ou corrente contínua retificada, e um inversor na saída para converter a forma de onda contínua em alternada novamente, porém com níveis de tensão e frequência ajustáveis
Aplicação e vantagens
Os inversores de frequência são muito utilizados na indústria junto a motores elétricos. Eles protegem a rede elétrica de problemas como sobrecarga de energia, queda de tensão, etc, evitando prejuízos com equipamentos em geral. Um dos grandes benefícios da utilização dos Inversores de Frequência é a economia de energia, principalmente no setor industrial, responsável pelo consumo cerca de 50% do total de energia elétrica no país. Melhorias nos motores elétricos e no seu gerenciamento podem significar redução de consumo de até 42%. A substituição de variadores mecânicos e eletromagnéticos, comunicação avançada e aquisição de dados, evitar os choques mecânicos (trancos) na partida e instalação mais simples também são alguns benefícios.
Proteção elétrica de um sistema com inversor
Os inversores possuem uma placa eletrônica de controle que contêm os circuitos