Bioquímica do Metabolismo
Relacione a transaminase com a estiatose hepática.
A enzima ALT (alanina aminotransferase) apresenta maior concentração no fígado, sendo a sua avaliação a mais útil na investigação das doenças do órgão. A enzima é liberada pelo fígado após a destruição do tecido hepático e encontrada rapidamente no sangue. Sabe-se que, tanto em pessoas sadias quanto em hepatopatias, o nível da ALT é maior durante o dia (eleva-se no período da tarde) do que à noite. Os valores normais da ALT também variam conforme o método de análise utilizado, todavia, os valores mais aceitos são abaixo de 28 UI/l. O risco relativo de morte entre pacientes do sexo masculino e portadores de doença hepática crônica (ALT elevada) é bem maior do que nos pacientes do sexo feminino.
Explique o quem vem ser o peptídeo C e qual a sua relação com o problema.
O peptídeo C é secretado juntamente com a insulina em proporções equimolares. Serve para avaliar a capacidade do paciente diabético de responder apenas à dieta ou ao uso dos hipoglicemiantes orais, é usado para monitorar a produção de insulina e para ajudar a determinar a causa de níveis baixos de glicose no sangue (hipoglicemia). O exame não é pedido para diagnosticar diabetes mas, quando uma pessoa tem um diagnóstico recente de diabetes, ele pode ser pedido isolado ou com a dosagem de insulina para determinar a quantidade de insulina que o pâncreas da pessoa ainda produz. No problema ele pode ajudar no diagnóstico.
Explique as alterações metabólicas com a dieta pós- cirúrgica. Após a cirurgia o paciente tende a comer menos pelo fato do intestino estar reduzido, pois depois da cirurgia os nutrientes alcançam as porções distais do intestino delgado dando sensação de saciedade mais rápido e o paciente obtém uma regulação metabólica adequada.
Explique a relação da Hiperinsulinemia com a hipoglicemia.
Hiperinsulinemia é a denominação que se dá aos níveis excessivos de insulina circulante no sangue, ocasionado normalmente