Invenção não e Inovação
O processo de inovação e encontrar uma solução para um problema grande ou pequeno, modificando algo que sempre foi do mesmo jeito. Para se realizar a inovação não há um modelo capaz de mostrar a complexabilidade da realização deste processo, mas á uma linha de raciocínio sobre as etapas o ser seguida como:
• Identificação do problema: onde questiona se o que se deve resolver.
• Entender a oportunidade ou o problema, estudar o problema que foi questionado acima.
• Troca de ideias, mostrar a outras pessoas o que se pretende inovar, para ouvir mais opiniões como criticas e sugestão para o desenvolvimento desta inovação.
• Formação da ideia: utiliza se técnicas como brainstorming explorar o potencial e a criatividade, como mudar, adaptar ou unir os pedaços. Nesta etapa é gerar as ideias sem restrições.
• Selecionar as ideias para transformar em um projeto e desenvolver as ideias para que sejam aplicadas.
“Inovação significa a criação de novos valores e novas satisfações para o cliente” (DRUCKER, 1989), entendendo o que é inovar não ocorre uma interpretação errada, pois por algumas vezes há a ideia de que queremos algo inédito ou que ainda não esteja no mercado, isso indica que essa busca e a invenção, pois está sim, criará algo ainda não existente.
“Uma invenção é uma nova ideia normalmente transformada em um resultado tangível, como um produto ou um sistema” (LAFLEY, 2008),surge a partir de um processo criativo e em alguns casos não possui um foco no mercado .
Para se criar um