Plantas Medicinais
O QUE SÃO PLANTAS MEDICINAIS?
As plantas medicinais são plantas que contêm substâncias bio activas com propriedades terapêuticas (ajudam a tratar das doenças), profilácticas (previnem doenças ou contágios) ou paliativas (podem não curar doenças muito fortes, mas acalmam as doenças, normalmente são de eficiência apenas temporária).
Muitas destas plantas são venenosas ou pelo menos levemente tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado.
Existe um grande número de espécies em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicina popular dos diversos povos. As plantas medicinais são utilizadas pela medicina actual e as suas propriedades são estudadas em laboratórios de empresas farmacêuticas, a fim de isolar as substâncias que lhes dão propriedades medicinais, e assim, produzir novos produtos farmacêuticos.
Estas plantas também podem ser usadas em casa, de forma simples e bastante eficaz. Basta recorrer às receitas das nossas avós!
HORTELÃ VERDE
Nome científico: Mentha Spicata.
Indicações terapêuticas: Ajuda a digestão.
Modo de utilização: Utiliza-se a folha em infusão.
HORTELÃ-PIMENTA
Nome científico: Mentha x Piperita.
Indicações terapêuticas: Ajuda no combate a constipações, gripes e catarro. O seu óleo é um antiséptico e é usado para aliviar a comichão e como insecticida.
Modo de utilização: Utiliza-se a folha em infusão e o óleo.
A SALSA
Nome científico: Petroselinum Crispum.
Indicações terapêuticas: Refresca o hálito e contribui para uma pele saudável.
Modo de utilização: Mastiga-se a folha crua.
CONCLUSÃO
Enquanto realizava este trabalho, apercebi-me da perfeição da