INVENTÁRIO
MATÉRIA: Estoque.
PROFESSOR: Farlei Santos.
ALUNO: Antonio Francisco Soares Duarte.
INVENTÁRIO
DEFINIÇÃO: A quantidade de produtos em estoque que é separadamente identificável em um local especifico (armazém, estoque ou outro local de estocagem) expresso em termos quantitativos e/ou financeiros. Toda empresa é obrigada por lei a efetuar um inventário físico dos estoques em depósito pelo menos uma vez por ano para saldar os estoques físicos com as cifras contábeis.
IMPORTÂNCIA: A sua importância se deve exatamente em garantir a acuracidade dos estoques físicos x sistema. As empresas cada vez mais trabalhando com estoques mínimos faz-se necessário com que se tenha um estoque confiável, para garantir que não venha ocorrer faltas de materiais devido a um estoque divergente.
TIPOS DE INVENTÁRIO:
O inventário rotativo pode ser feito em setores que possuam grande chance de ocorrem problemas no inventário geral. Tipo: Mercadorias de alto risco, grandes estoques unitários.
PROCESSOS DE INVENTÁRIO: É de extrema importância que toda a equipe de inventário esteja em sintonia com a operação. Escala de equipe com pessoal engajado e comprometido será um grande diferencial, pois terá menos falhas. Abaixo algumas etapas a serem consideradas.
A organização geral do estoque e o agrupamento de mercadorias que deveram ser em caixas, evitando unidades soltas;
Inexistência de materiais em processo. Antes de iniciar o processo de inventário, é necessário que todas as ordens de produção, ou seja, tudo o que estiver em processo de fabricação, seja finalizado até a data do inventário ou então o material seja devolvido ao almoxarifado. Quando temos materiais na produção e estes não foram baixados dos estoques ou ainda consumiram outros materiais armazenados, possivelmente teremos problemas nas contagens;
Procure fazer todos os ajustes necessários nos estoques durante o mês que antecede o inventário.