Inventário Fisico
Dá-se o nome de inventário de materiais á verificação ou confirmação de existência dos materiais ou bens patrimoniais da empresa. Na realidade, o inventario é um levantamento físico ou contagem dos materiais existentes efeito de confrontação periódica com os estoques anotados nos fichários de estoque ou no banco de dados sobre materiais. Algumas empresas lhe dão o nome de inventário físico porque se trata de um levantamento físico daquilo que existe em estoque na empresa e para diferenciar do estoque e registrado nas FEs. O Inventário Físico é efetuado periodicamente, quase sempre no encerramento do período fiscal da empresa para efeito de balanço contábil. Na ocasião, o inventário é levantado em toda a empresa com a ajuda de todo pessoal: no almoxarifado, nas seções produtivas, no depósito etc. O inventário físico é importante pelas seguintes razões:
• Permite a verificação das discrepâncias entre os registros de estoque FEs e o estoque físico (quantidade real do estoque).
• Permite a verificação das discrepâncias entre estoque físico e o estoque contábil, em valores monetários.
• Proporciona a apuração do valor total do estoque (contábil), para efeito de balanço ou balancete, quando o inventário é realizado próximo ao encerramento do exercício fiscal.
Tipos de Inventários
Existem dois tipos de inventários: os inventários gerais e os inventários rotativos.
1. Inventários gerais: são efetuados no final do exercício fiscal da empresa, abrangendo a totalidade dos itens de estoque de uma só vez. Pelo volume de contagens feitas, eles demandam algum tempo, exigindo a paralisação de cada área inventariada. Não permitem reconciliações ou ajustes, nem a análise das causas das divergências entre o estoque das FEs e o estoque realmente contado.
2. Inventários rotativos: são efetuados através de uma programação mensal, envolvendo determinados itens de material a cada mês. Com a menor quantidade