Inventario fisico
Wanderleia Lima Brito1
Clodomar Fernandes Costa2
RESUMO
O Inventário Físico é uma contagem do estoque físico a fim de confirmar com o sistema, para se obter uma maior confiabilidade com o cliente e ter um controle com diversos propósitos como, o que comprar, os itens de maiores giro, etc. É de suma importância saber suas características, as origens das divergências entre o estoque que foi registrado e o físico, definir a época indicada para inventariar. Entender a diferença do inventário anual e inventário rotativo que irá depender de diversos fatores, e trata uma avaliação com relação à confiabilidade dos estoques. Cada organização deve saber administrar seu estoque de forma correta para que não cause problemas maiores no futuro.
Palavras - chave: Inventário físico. Confiabilidade. Controle. Administrar.
1 INTRODUÇÃO
Percebe-se que atualmente o estoque tem sido um problema em diversas empresas. Cabe ao gestor de cada organização estudar a forma de inventario correto aos seus materiais. Saber a origem das divergências, vários processos no que se referem a procedimentos, recebimentos, sua localização. Um bom gestor tem sua equipe preparada e sabe usá-la e no tempo certo. Compreender qual o melhor tipo de inventário para determinado tipo de item. O melhor método a fazer, aplicar e controlar. Não deixar acumular para evitar problemas futuros.
2 CONCEITO
O inventário é basicamente o estoque registrado no sistema de origem contábil ao dar entrada em uma nota fiscal de compra, quando comparado com o estoque físico da organização a fim de identificar as possíveis falhas e ajustá-la se necessário. Ele deve ser feito periodicamente para não acumular erros ou problemas ao dar saída em alguma mercadoria.
É uma ferramenta de suma importância para a gestão de modo que comprove a real situação dos itens, até mesmo pelo controle fiscal e de possíveis auditorias externas que possam surgir.
Excluindo as imperfeições que